Muitos conhecem o filme da Disney, lançado em 1996, chamado ‘’O Corcunda de Notre Dame’’, que recebe esse nome pelo fato de que o personagem principal é um homem corcunda.
Então, o que é ‘’ser corcunda’’ de fato? Sem adentrar o universo Disney, vou te explicar o que causa essa aparência muito comum.
Acompanhe comigo!
Dr., o que é corcunda?
A princípio, corcunda é o termo popular designado a fisionomia de uma pessoa com abaulamento nas costas. Essa condição é provocada por um aumento saliente da curvatura da coluna, em que os ombros são ‘’jogados’’ para a frente, com a intenção de equilibrar.
Assim, se buscar na memória, lembrará de pelo menos alguma vez na vida, ter recebido um puxão de orelha de algum familiar para endireitar as costas, ou seja, manter a postura.
Pensando nisso, vou te explicar o que causa essa fisionomia.
Cifose
A cifose é um termo muito usado no mundo na medicina que designa a curvatura NATURAL da coluna vertebral.
Assim, essa curvatura está presente em pontos como a região torácica e a sacrococcígea, a região inferior da coluna.
Entretanto, fatores como genética, osteoporose, postura inadequada, sedentarismo e obesidade podem fazer com que esta curvatura torne-se exagerada. Neste momento, a cifose deixa de ser natural e saudável, tornando-se a hipercifose.
Hipercifose
Por fim, venho explicar que a hipercifose é o nome correto para a doença que traz a fisionomia corcunda ao paciente.
Apesar da possibilidade da hipercifose manifestar-se em qualquer idade, é mais comum em pessoas mais velhas, pois neste momento o paciente pode apresentar desgaste vertebral, flexibilidade reduzida e musculatura mais fraca.
Gostaria de entender um pouco mais sobre cifose e hipercifose? Confira meu artigo sobre o tema clicando aqui.
Existe tratamento para a corcunda?
Em geral, não existe cura para a condição, porém, existe um tratamento.
A princípio, os tratamentos para corcunda, ou hipercifose, constituem-se em técnicas de fisioterapia e exercícios que promovem o alongamento e fortalecimento da musculatura.
Assim, palmilhas e coletes ortopédicos podem ser aliados na detenção da progressão da curvatura. É importante evidenciar que o tratamento medicamentoso não deve ser excluído.
Todavia, deve-se iniciar o tratamento após o diagnóstico feito por um médico especializado. Para agendar uma avaliação, clique aqui!