Muitas pessoas não sabem que há várias diferenças entre neurologista e neurocirurgião, mas não por muito tempo, pois nesse artigo explicarei as diferenças entre as especialidades, o que um neurocirurgião realiza e as doenças que ele trata. Vamos lá!
O que é?
Um neurocirurgião trata várias doenças do sistema nervoso central periférico, sendo: cérebro, nervos cranianos e medula espinhal. Mas diferente de um neurologista que também trata essas áreas do corpo, o neurocirurgião é aquele médico que irá “colocar a mão na massa” e realizar as cirurgias.
E na especialidade, há diferentes áreas de atuação, que são divididas em:
- Endovascular
Especialista em tratar problemas relacionados às veias e artérias da área neurológica.
- Oncológico
O foco da área é tratar pacientes que apresentam tumores, malignos ou benignos, no cérebro ou medula espinhal.
- Pediátrico
É a área que atua nos problemas neurológicos de crianças e adolescentes
- De coluna vertebral
Como o nome diz, a especialidade é aplicar técnicas cirúrgicas na região da coluna
- Trauma e UTI
O médico que se especializa em trauma e UTI é aquele que trata problemas neurológicos de emergência, interferindo cirurgicamente em momentos chave para salvar a vida de um paciente.
Doenças tratadas
Agora que entendemos o que um neurocirurgião faz e as áreas que atuam, é importante ter em mente quais doenças e traumas que a especialidade cuida.
Algumas delas:
- Epilepsia
- Trauma de crânio
- Hidrocefalia
- Hérnia de disco
- Aneurisma intracraniano
- Lesão da medula espinhal
Além de tratar cirurgicamente essas condições, o neurocirurgião também indica as etapas de pré e pós-operatório, conduzindo um paciente ao melhor tratamento possível para uma plena recuperação.
Gostaria de saber mais?
Entre em contato clicando aqui, e converse com o Dr. Victor, neurocirurgião em São Paulo e especialista em coluna, para tirar dúvidas ou agendar uma avaliação.
Victor Fernandes
30/08/22