Dr. Victor Emmanuel – Neurocirurgião

Provavelmente você sabe no que consiste a cifose, mas pode não conhecer o termo. Calma, eu vou te explicar!

A hipercifose, ou cifose, é a condição que caracteriza um desvio acentuado da coluna, aumentando a curvatura para trás, trazendo aquela aparência bem conhecida como ”corcunda”.

Ou seja, o abaulamento das costas caracteriza a cifose, ausado pelo aumento da curvatura posterior. Por isso, projeta-se os ombros pescoço e cabeça são projetados para frente, com o intuito de compensar a curvatura.

Nesse sentido, entendemos que, naturalmente, a coluna possui duas cifoses. Se a cifose torácica tem de 20 a 40 graus de inclinação, significa que a condição está natural e saudável. A hipercifose entra quando a curvatura apresenta mais que 40 graus.

Tipos e causas da hipercifose

É comum ouvirmos a frase ‘’arruma essa coluna, vai ficar corcunda!’’, porém, as causas da hipercifose vão além da postura. Vamos conhecer os motivos que podem levar a hipercifose!

  • Postural: esse tipo é ocasionado pelos maus hábitos de postura do dia a dia, seja no trabalho, em casa e até durante a prática de exercícios físicos.
  • Congênita: neste caso, o paciente possui a característica desde o nascimento.
  • Adquirida: acontece quando o paciente adquire ao longo da vida, podendo ter relação com condições neuromusculares, problemas de metabolismo e maus hábitos.

Tratamento

A princípio, o tratamento para hipercifose varia de acordo com o quadro clínico do paciente. Em casos severos, indica-se a prática de exercícios físicos orientados e fisioterapia, para fortalecimento da coluna.

O uso de coletes ortopédicos é orientado para a reeducação postural, que consiste no alongamento e dinâmica muscular.

Contudo, em casos em que a curvatura ultrapasse 70 graus ou de causa congênita, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

Confira mais conteúdos como esse em meu blog.

Como evitar?

Primeiramente, para um melhor desenvolvimento e estilo de vida, o cuidado com a coluna vertebral deve começar na infância.

Porém, é essencial manter o peso corporal dentro do padrão de altura e idade, evitar o sedentarismo, adotar uma alimentação saudável e procurar assistência médica sempre que perceber qualquer alteração, além da adoção de uma postura saudável.

Entretanto, é de suma importância evitar a automedicação. Assim, um médico especializado deve prescrever o tratamento e uso de medicamentos.

Para agendar uma avaliação, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *